terça-feira, 12 de maio de 2009

A menina que roubava livros



O livro 'A menina que roubava livros', que cairá em minha prova de português, é um livro em que a morte conta a história de uma menina que a encontrou 3 vezes e que saiu viva de todas elas, uma menina que impressionou tanto a morte, que a mesma resolveu contar essa história. O livro começa realmente em um trem a caminho de Molching, onde Liesel Meminger, a protagonista da história, vê seu irmão morrer nos braços de sua mãe e ter que ser enterrado na neve, o coveiro que enterra seu irmão deixa o livro, 'O manual do coveiro', cair na neve e Liesel furta o livro, esse foi o 1º roubo de uma série que se sucederia durante os quatro anos seguintes. Liesel foi deixada para ser cuidada por Hans e Rosa Hubermann, a quem logo teve que se acostumar a chamar de papai e mamãe. Os livros que Liesel roubava foram-lhe de grande ajuda no cenário de guerra "a Alemanha do füher", em que o livro se passa. Cometendo pequenos deslizes Liesel tenta ser feliz com as palavras. Nisso tudo, havia um amigo, Rudy Steiner, que morre querendo, mas no fim sem conseguir o beijo de sua amada Liesel Meminger. Nisso tudo, havia um acordeonista, Hans Rubermann, a quem Liesel teve muita facilidade em chamar de pai. Nisso tudo, houve bombas, mortes, desfiles de judeus e acima de tudo muito trabalho para a morte. Nisso tudo havia um homem, um judeu , um grande amigo, Max Vandenburg, a quem Liesel tinha grande estima e que participou do 2º desfile de judeus da Rua Himmel.
Nisso tudo, há uma história maravilhosamente interessante, não empolgante daquelas que você consegue ler por horas a fio, mas sim, interessante daqueles que te fazem pensar nas maldades cometidas na época em que Hitler quase DOMINOU O MUNDO.
NÃO É EMPOLGANTE MAS EU RECOMENDO!

Um comentário:

  1. Hummmmm interessante. Mas por que Liesel teve que ter outro pai e outra mãe? Bem, já sei, terei que ler o livro para encontrar essa e outras respostas! Adorei o post, excelente! Bj!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários =D