quarta-feira, 30 de março de 2011

Jane Eyre


Livro: Jane Eyre

Autor(a): Charlotte Brontë

Número de páginas: 61

Editora: Richmond Publishing

Opinião Pessoal: Tive que ler esse livro para a escola, a imagem é da minisérie que foi feita a partir do livro. Na verdade é história é extremamente chata, ao que parece foi feita para parecer emocionante mas não é, nem um pouco. Basicamente Jane Eyre é uma orfã rejeitada por todos e que só se dá mal na vida seja lá o que ela for fazer, ela tem uma vida extremamente infeliz até ir trabalhar na casa do Mr Rochester com quem ela começa a ter um caso amoroso, o primeiro da vida dela quando ela já está lá pelos, sei lá, talvez trinta! É realmente deprimente. No fim como em todo bom final ela acaba ficando com ele, mesmo ele estando cego, essa era a parte para ser emocionante. Não recomendo de jeito nenhum, achei péssimo.

28 comentários:

  1. horrivel mesmo, como todos os livros q eu tentei ler das irmas bronte, elas nao sabem escrever!

    ResponderExcluir
  2. buenom se vc diz... sempre achei q fosse interessante oo... pena q seja horrivel, bueno ele nunca esteve a frente das minhas leituras, agora e que não vai mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ela não tem 30 mas apenas 18 anos e ele 39 eles apaixonam-se e ele pede-lhe em casamento o problema é que ele já é casado e a mulher vive presa no sótão pois é louca ,achei a historia maravilhosa apesar do inicio ser muito triste.

    ResponderExcluir
  4. 18 com 39 ou é muito amor ou é nojento, ou as duas coisas. Mas fico feliz de terem pessoas que apreciaram a história, talvez eu não tenha gostado porque não escolhi ler, fui obrigada a ler para a escola... De qualquer forma, valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Lopes, falar que as irmãs brönte nao sabem escrever é mta prepotencia como apreciador de livros né... Elas sabem escrever muito bem, as histórias que não te interessam, é diferente.

    ResponderExcluir
  6. Que polêmica! Vamos a verdade: No livro ela tem realmente a idade que o anômico falou e eu estava errada, mas tenho firme certeza de que a atriz que a interpretou não era tão jovem assim e muito mais velha e feia para a sua idade seja ela qual for. As irmãs Brontë escrevem bem, se não o anônimo não teria gostado mas isso vai muito do seu gosto pessoal e as histórias realmente nunca interessam.

    ResponderExcluir
  7. O livro é um clássico só pode ser apreciado por pessoas conscientes da realidade da mulher do século XIX quando foi escrito. Alguém aí ao menos conhece a história das irmãs Bronte? Ou talvez isso se deva a idade, são adolecentes? de qualquer forma o amadurecimento trará o bom gosto.

    ResponderExcluir
  8. Querida Kethy Lima, voce ja leu o livro Historias Intimas de Mary del Priore? Para mim quem vive no seculo XXI e nao leu NUNCA podera sequer entender o que se passavam as mulheres no seculo XIX, ou sera que voce vivia nessa epoca? Sim, conheco as historia das irmas bronte e isso nao me fez apreciar mais ou menos os livros delas. Isso nao se deve a idade e sim a sua maturidade, nao acredito que em pleno 2011 ainda existam pessoas que maldizem os adolescentes que muitas vezes nao sao nada do que os seus tolos estereotipos dizem... Somos adolescentes sim, mas somos maduros o suficiente para gostar de classicos, os bons classicos.
    Um grande beijo, espero que um dia aprenda a formular melhor suas argumentacoes, sera sempre bem vinda aqui no Livros.

    ResponderExcluir
  9. O Livro é imensamente bom... para quem sabe apreciar uma boa leitura, gosta de romances... sempre fui fã de Jane Austen, ja conhecia o Morro dos Ventos Uivantes da irmã de Charlotte Bronte... e depois de ver um trailer do filme Jane Eyre quis antes de assistir ao filme ler o livro e nao me decepcionei...recomendo muitíssimo...maravilhooooso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora de ler cada um tem um gosto e uma opinião diferente! Eu adoro ver vocês compartilhando as suas opiniões e lendo as minhas, essa troca é muito legal. Muito obrigada pelos comentários, volte sempre!

      Excluir
  10. O livro é um clássico maravilhoso, para quem gosta do estilo, nada se compara a tal. P mim só perde p Orgulho e Preconceito e Persuasão de JA que são outras obras fantásticas. O mais bonito da história é a intensidade do amor de Mr Rochester e do caráter da personagem Jane Eyre, q mesmo não tendo dinheiro nem família colocou sua honra em 1º lugar.
    RECOMENDADÍSSIMO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que durante a minha leitura pelo modo com que os acontecimentos, personagens e tudo é descrito no livro eu não consegui captar a intensidade da trama, para mim a história é maravilhosa mas escrita de uma maneira meio morna. Mas na hora de ler cada um tem um gosto e uma opinião diferente!

      Excluir
  11. Gosto muito de Jane Austen e em especial Orgulho e Preconceito e Pesuasão. Mas simplesmente adoro as Brontë, e seus romances góticos, Emily pelo Morro dos Ventos Uivantes e Charlotte para o melhor de todos, Jane Eyre. A BBC fez esta série da foto que é fenomenal e eu recomendo.
    Concordo que ler qualquer livro sendo obrigada é ruim demais, mas quando vc estiver mais velha recomendo que leia Jane Eyre novamente e passe a gostar da linda história de amor retratada neste clássico da língua inglesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto de vista minha cara Jannine, mas acho que a minha idade não vai influenciar muito no que eu considero uma boa leitura ou não, que é uma opinião bastante pessoal. Nao tenho a menor vontade de reler livros dos quais eu me lembro perfeitamente da história, ainda mais não tendo gostado deles de primeira. Passar a gostar de algo não é algo para ser recomendado ou não, eu apenas sigo o meu coração nas linhas de cada livro sem olhar cor de capa ou autor mas o conteúdo e o jeito com que a história é descrita. De qualquer modo agradeço imensamente pelo comentário, volte sempre!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A história é maravilhosa, linda, profunda!
    Com certeza eu recomendo (é claro que para quem sabe apreciar uma bela história! Mesmo que ela não mostre um mundinho cor de rosa..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o mesmo da história, mas acho que o potencial dela poderia ter sido melhor trabalhado na maneira de descrever as personagens e os acontecimentos, infelizmente achei a leitura meio sem sal. Cada pessoa aprecia um tipo de história diferente e vale lembrar que o que é uma bela história pra ti pode não ser para uma outra pessoa e isso não significa que alguém precisa estar errado. Obrigada pelo comentário, realmente apreciado.

      Excluir
  14. Jane Eyre é um marco na literatura, um dos primeiros romances que trata sobre o feminismo.
    As personagens femininas até então eram reféns do seu histórico familiar, já Jane Eyre consegue apesar de toda adversidade tomar as rédeas da sua vida.
    Um livro deve ser analisado de acordo com seu contexto histórico para ser compreendida a sua totalidade.
    As irmãs Brönte fizeram história pela capacidade que tiveram a despeito de todas adversidades mudar a literatura inglesa, e por consequência a história da literatura mundial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Meire,
      Muito obrigada pelas informações novas, eu confesso que desconhecia a relevância do texto para o movimento feminista! A história fica realmente mais interessante quando compreendemos de onde ela vem e em que contexto histórico foi escrita, sem dúvidas! Infelizmente foi um livro que não prendeu a minha leitura até o fim.

      Excluir
    2. Opa.. acho q consegui entender as tantas desconcondâncias de opniões. Bá, por este seu último comentário vc se entrega ao erro. Se vc realmente quis dizer isso: "Infelizmente foi um livro que não prendeu a minha leitura até o fim." Quer dizer que não chegou ao fim do livro! Logo, observo que perdeste o que há de mais emocionante no romance. Enfim! Vc é sem dúvidas uma adolescente muito inteligente, o oposto da grande maioria, que nem mesmo têm o habito da leitura, isso pq o Brasil vive afogado na imaturidade - tanto dos "velhos" quanto dos jovens - causada pelas poucas dificuldades da sociedade atual, o que gera mães estremamente protetoras (q estão sempre tentando compesar algo ao filho. Seja a ausencia de um pai ou a sua própria ausência), consequentemente filhos mimados, somados a "falta" de causas que lhes enteressem para lutarem (exemplifico a Época da Ditadura) ou apenas o mais profundo desenteresse dos mesmos pelas causas existêntes. Logo, devo me desculpar pelo que disse afinal vc é uma adolescente e é justo que os defenda. Mas... uma coisa que o colega Jannine disse não posso descordar. A idade realmente influenciará até mesmo nos seus gostos. Abraço!

      Excluir
    3. Cara Maisa, você chega a conclusões errôneas por meio de premissas corretas. Por ´´foi um livro que não prendeu minha leitura até o fim´´ eu não disse que não li o livro até o fim, eu li, porém com total desinteresse pela história. Muito diferente da minha mais recente leitura - Não Deixe a Terra Sem Ele - O Guia do Mochileiro das Galáxias. Um Abraço.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. EU AMEI O FILME EU NEM SABIA NADA SOBRE ESTA HISTÓRIA MAS PARTICULAMENTE É MUITO BOM,PRENDE MUITO NOSSA ATENÇÃO GOSTEI DE VERDADE E ADORARIA LER O LIVRO PORQUE ACREDITO Q SEJA A MESMA COISA AS LINGUAGENS,A NARAÇÃO ETC... PENA QUE GOSTO N SI DISCUTE NÉ?!
    SUPER RECOMENDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado o que eu achei desse par filme/livro Roberta! Acredita que pela primeira vez eu considerei o filme melhor que o livro? Gostei bastante da visão do Diretor. Um Abraço!

      Excluir
  17. BEM O LIVRO EU N TENHO,E NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DESSA HISTÓRIA,MAS UM DIA TAVA A TOA PASSADO OS CANAIS DA TEVE E VI ESSE NO JANE EIRY E FIQUEI CURIOSA PARA SABER DO QUE SI TRATAVA,EU N SEI SI É PORQUE FOI UM FILME,MAS A CADA CENA DISPERTAVA MEU INTERESSE,E EU QUE N GOSTO DE FILMES DE ÉPOCA ADOREI MESMO ESTE,E ACREDITO QUE ADORARIA LER O LIVRO TAMBEM,SI VCS ACHARAM CHATO TUDO BEM CADA UM TEM SUA OPINIÃO CRÍTICA,GOSTO NÃO SI DISCUTE. MAS EU ADOREIIIIIIIIIIIIIII RECOMENDO MUITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Roberta! Se puder manerar no CAPS LOCK da próxima vez seria sensacional! Um abraço!

      Excluir
  18. gostei imenso do livro. mas cada um tem as suas opiniões embora....

    ResponderExcluir
  19. gostei imenso do livro. mas cada um tem as suas opiniões embora....

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários =D