quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Revolução dos Bichos



A Revolução dos Bichos, de George Orwell, parece ser apenas uma historinha sobre os animais, uma historia em estilo fábula, em que os animais pensam e falam.Porém quem conhece a história da revolução russa pode notar que a história é muito mais do que isso.
O Sr. Jones dono da Granja do Solar, onde se passa a história, lembra a figura de um ditador que não é respeitado pelo povo.Toda doutrina acerca dessa história tem um "pai" assim como Marx foi o pai do comunismo na Revolução Russa o Velho Major representa esse papel no livro.Temos também um outro personagem que tem bastante importância, Bola-de-Neve o porco 'traidor' que é sempre acusado de tudo, representa Trotski que apesar de ter ajudado na revolução foi negligenciado pelos seus superiores que passavam para a população uma ideia ruim sobre esse líder.E a engraçada égua, Mimosa, que gostava dos humanos porque eles lhe davam açúcar representa na Revolução Russa um tipo pequeno de burguês, que só se importava em serem agradados e não ligavam muito para os ideais da revolução.Napoleão, é claro, representa Stálin, o grande líder e depois traidor da Revolução Russa.Após um tempo no poder, Stálin rompeu com os ideais da revolução, assim como o porco Napoleão.O corvo, Moisés, apesar de iludir os animais com ideias levemente contrárias a dos porcos, lhe foi permitido permanecer na granja porque tinha certa influência na população assim como a Igreja Ortodoxa Russa.
Depois de todas essas semelhanças podemos perceber que a canção lema dos bichos, "Bichos da Inglaterra", é na verdade a "Internacional Socialista".
A ideia do autor quando fez esse livro, em 1945, era mostrar para todos o que estava ocorrendo, e o mais interessante é que todos que leram o livro na época ficavam bravos com os porcos mas na vida real não percebiam o que o governo estava fazendo.
Além do livro, existe também o filme, depois de saber de tudo isso fica muito mais fácil assistir o filme sem achar-lo chato.E para quem já viu esse filme antes de saber disso veja-o novamente e perceberá essas e outras semelhanças que conseguem tornar uma história que parece ser tão simples e boba em algo interessante.
NÃO É EMPOLGANTE MAS EU RECOMENDO!

5 comentários:

  1. Que linda, discorrendo sobre a Revolução Russa! O que eu sei? Quase nada! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbara...

    Obrigado pela visita ao Epipocando...vim retribuir a visita e não pude resistir em comentar nesse post (Antigo...assim como o que você comentou...mas não foi de propósito...rsrs).

    Ainda não tinha lido esse livro do Orwell, mas agora fiquei com bastante vontade de ler...e se você gostou desse, procure um dele chamado 1984 também muito bom! Muitos dizer que o criado do Big Brother se baseou nesse livro do Orwell.

    Estou te seguindo aqui também! Parabéns pelo blog!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do livro! se eu lesse com certeza não saberia;p Parece uma boa historia!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. eu li esse livro por que a professora mandou e não entedi nadinha

    ResponderExcluir
  5. a professora e uma eguua estida e retardada e sonsa e vadia poque mandou eu er o livr idiota dela

    ResponderExcluir

Obrigada pelos comentários =D